MENTALIDADE EMPREENDEDORA NO LITORAL NORTE PAULISTA: UMA INVESTIGAÇÃO COM DISCENTES DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Ricardo de Lima Ribeiro Universidade de Taubaté
  • Elvira Aparecida Simões de Araujo Universidade de Taubaté - São Paulo
  • Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira Universidade de Taubaté - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.148

Keywords:

Gestão. Planejamento. Mentalidade Empreendedora.

Abstract

A existência de uma mentalidade favorável à atividade empreendedora pode ser considerada como elemento relevante para a geração e desenvolvimento de riqueza. Isso porque a literatura acerca do tema aponta que parte significativa dos empreendimentos nascidos no Brasil é gerada por pequenos empreendedores, que se tornam os grandes propulsores da economia e do desenvolvimento da região. Nesta pesquisa, busca identificar  o grau da mentalidade empreendedora dos discentes de cursos presenciais de ensino superior concluintes em 2013, do Litoral Norte Paulista. Esta amostra foi considerada em virtude do alto potencial empreendedor, proveniente do nível educacional e da faixa etária. Para alcançar o objetivo desta produção acadêmica, foram mensurados os componentes da mentalidade empreendedora destes discentes. Quanto maior o percentual de afirmativas positivas, maior o grau de mentalidade empreendedora. A abordagem utilizada foi a quantitativa, por meio de uma pesquisa de campo e empregou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário adaptado do estudo sobre mentalidade empreendedora do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os dados foram examinados por meio da estatística descritiva. Os resultados alcançados demonstram que os discentes do Litoral Norte possuem elevada mentalidade empreendedora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elvira Aparecida Simões de Araujo, Universidade de Taubaté - São Paulo

Graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté. Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Assistente Doutora na Universidade de Taubaté no Departamento de Psicologia e nos Mestrados de Gestão e Desenvolvimento Regional e Planejamento de Desenvolvimento Regional.

Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté - São Paulo

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba. Mestrado em Economia do Trabalho e da Tecnologia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Professor Assistente Doutor na Universidade de Taubaté no Departamento de Economia, Contabilidade e Admnistração. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade de Taubaté.

Published

2015-02-05

How to Cite

Ribeiro, R. de L., Araujo, E. A. S. de, & Oliveira, E. A. de A. Q. (2015). MENTALIDADE EMPREENDEDORA NO LITORAL NORTE PAULISTA: UMA INVESTIGAÇÃO COM DISCENTES DE ENSINO SUPERIOR. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(2), 03–32. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.148

Issue

Section

Research Articles