EMPREENDEDORISMO SOCIAL FEMININO E MOTIVAÇÕES PARA CRIAR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM SERGIPE

Authors

  • Vitor Hugo da Silva Vaz PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Elena Leon Olave PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.217

Keywords:

, Empreendedorismo social, Empreendedorismo feminino, Organizações sociais

Abstract

O fenômeno da criação de organizações é considerado complexo pelo fato de os empreendedores e das organizações variarem muito em ambientes igualmente diversos. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar as motivações de mulheres para criar empreendimentos sociais. O método utilizado na pesquisa foi o de estudo de casos múltiplos e as evidências foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram analisados três empreendimentos sociais criados por mulheres em Sergipe. A análise dos casos permitiu verificar os diversos motivos alegados pelas empreendedoras para criarem esses empreendimentos, com destaque aos fatores ambientais, influência familiar e a necessidade de ajudar ao próximo. É importante destacar também a contribuição de instituições de ensino e os movimentos sociais na estruturação inicial dessas organizações, bem como as associações de moradores como instituições incubadoras. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor Hugo da Silva Vaz, PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Administração

Rivanda Meira Teixeira, PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora PQ do CNPq.

Maria Elena Leon Olave, PROPADM- Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração- PROPADM/UFS.

Published

2015-06-29

How to Cite

Vaz, V. H. da S., Teixeira, R. M., & Olave, M. E. L. (2015). EMPREENDEDORISMO SOCIAL FEMININO E MOTIVAÇÕES PARA CRIAR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM SERGIPE. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(3), 37–61. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.217

Issue

Section

Research Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)