CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS: EM CENA OS FUTUROS ADMINISTRADORES

Authors

  • Cristiele Dal Osto Minuzzi Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)
  • Katiuscia Schiemer Vargas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Camila Borges Fialho Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.277

Keywords:

Empreendedorismo, Características Comportamentais Empreendedoras.

Abstract

O objetivo central deste estudo consiste em investigar as Características Comportamentais Empreendedoras (CCEs) mais evidentes em acadêmicos de um Curso Superior em Administração de uma Instituição de Ensino Superior Privada. De forma específica, pretende-se traçar o perfil dos acadêmicos, e, mapear e comparar tais características empreendedoras de acordo com o gênero dos acadêmicos. A pesquisa classifica-se, quanto aos seus objetivos, como descritiva e, quanto à abordagem do problema, como quantitativa. Quanto aos resultados, verificou-se que as Características Comportamentais Empreendedoras do Conjunto de Realização, que estão relacionadas com o desafio pessoal e com a competição como forma de auto avaliação, foram as que mais se destacaram entre os acadêmicos. No que se refere à relação das Características Comportamentais Empreendedoras com o gênero, evidencia-se o fato de que as mulheres, de forma geral, expressam as maiores médias, em oito das dez características, no entanto, não houve diferenças expressivas de média entre os gêneros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiele Dal Osto Minuzzi, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)

Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Katiuscia Schiemer Vargas, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora Assistente em Administração na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Camila Borges Fialho, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Published

2016-03-03

How to Cite

Dal Osto Minuzzi, C., Vargas, K. S., & Borges Fialho, C. (2016). CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS: EM CENA OS FUTUROS ADMINISTRADORES. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 141–162. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.277

Issue

Section

Research Articles