MEGA LANCHE’S – FAZENDO MUITO COM POUCO NA ROCINHA

Authors

  • Edmilson Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE: * Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - mestrado e doutorado em Administração. * Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte.
  • Larriza Thurler UFRJ - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - IBICT-UFRJ (doutoranda)
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE: * Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - mestrado e doutorado em Administração. * Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte.

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.279

Keywords:

caso de ensino, padrões emergentes, ausência de planejamento, marketing, empreendedorismo

Abstract

Com base principalmente em entrevistas realizadas com os dois sócios, o presente caso de ensino em Administração narra o histórico da Mega Lanche’s, de André e de Jorge. O caso dá atenção a fatos particularmente relevantes para o empreendedorismo e a gestão de micro e pequenas empresas em um meio adverso, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Evidencia, em especial, modos de se fazer muito com pouco, o valor das pequenas e impactantes inovações (ou inovações frugais) e como é possível um pequeno negócio, ao invés de empregar o planejamento, utilizar modos de se administrar e estratégias emergentes rumo ao sucesso. Na realidade abordada, a inovações são frequentemente ligadas a práticas de marketing e à geração de vantagem colaborativa com ações sociais feitas com intensa relação com a comunidade local. Apesar de sua importância, a administração pouco ou nada planejada, assim como tal modo de se praticar o marketing e se gerar vantagem colaborativa, é ainda amplamente negligenciada na pesquisa e no ensino brasileiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-09-01

How to Cite

Lima, E., Thurler, L., & Nassif, V. M. J. (2015). MEGA LANCHE’S – FAZENDO MUITO COM POUCO NA ROCINHA. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(3), 204–234. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.279

Issue

Section

Case study

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>