Produção Científica Brasileira sobre Empreendedorismo Social entre 2000 e 2012

Authors

  • Teodoro Malta Campos Doutorando em Administração no PPGA da Universidade Nove de Julho
  • Cristina Dai Prá Martens Universidade Nove de Julho Professora no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos e no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.
  • Marcelo Rosa de Resende Mestrando em Administração no PPGA da Universidade Nove de Julho
  • Viviane Celina Carmona Mestrando em Administração no PPGA da Universidade Nove de Julho
  • Edmilson Lima Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.29

Keywords:

Empreendedorismo Social, Missão Social, Inclusão social, Pesquisa em Empreendedorismo

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar como o tema empreendedorismo social vem sendo estudado no Brasil. A revisão da literatura permitiu compreender três tipos de objetivos de empreendimentos sociais: comunitários, inclusão social e emancipação social. Também foi possível verificar diferentes tipos de definições juntamente com quatro tipos de empreendedores social: individual, grupo de pessoas, comunidade e organizacional. A pesquisa foi realizada por meio da análise da produção científica nacional publicada em periódicos científicos ligados à Administração, qualificados pela CAPES com classificação igual ou superior a B3. Ao todo, foram identificados 76 artigos publicados em 31 periódicos no período de 2000 a 2012. Os resultados apontaram para uma predominância de empreendimentos sociais concebidos no formato de organizações do terceiro setor e cooperativas. A maioria dos empreendimentos sociais é oriunda de ações organizacionais, não possui finalidade lucrativa e tem como missão contribuir para inclusão e emancipação social. Em termos de metodologia de pesquisa, a predominância é de trabalhos teórico-empíricos, com abordagem qualitativa, e as técnicas de coleta de dados mais utilizadas são entrevistas e levantamento documental. São identificadas lacunas de estudos no que se refere a impacto social do empreendimento, captação de recursos e patrimônio coletivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-01-08

How to Cite

Campos, T. M., Martens, C. D. P., Resende, M. R. de, Carmona, V. C., & Lima, E. (2013). Produção Científica Brasileira sobre Empreendedorismo Social entre 2000 e 2012. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(2), 60–89. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.29

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)