ATITUDE EMPREENDEDORA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO NO SETOR VAREJISTA DE CONFECÇÕES DE CURITIBA – PR

Authors

  • Elói Junior Damke Unioeste - Universidade Estadual do Paraná
  • Joice Franciele Wendling Damke Unioeste -Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mohamed Mehdi Hijazi
  • Julio Ricardo Benitez
  • Luis Fernando Moreira Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.354

Keywords:

Empreendedorismo, Atitude Empreendedora, Desempenho Organizacional.

Abstract

Diversos estudos têm defendido a relação de dependência entre atitude empreendedora e desempenho organizacional, embora são raros os levantamentos que associam estas duas variáveis, em especial, traços atitudinais do empreendedor com o desempenho de pequenas empresas. Conjugando variáveis nessas dimensões, este estudo objetivou analisar a relação entre atitude empreendedora e desempenho organizacional de micro e pequenas empresas do setor varejista de confecções do município de Curitiba – PR. Os dados foram levantados em survey com 229 empresas e investigados por meio do teste qui quadrado e de análise de correlação de Pearson e revelaram grupos de empresas com níveis de atitude distintos e diferentes níveis de desempenho, embora as médias dos grupos atingiram valores considerados próximos. As análises de correlações não evidenciaram a relação direta entre atitude empreendedora e desempenho organizacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elói Junior Damke, Unioeste - Universidade Estadual do Paraná

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Graduação em Administração pela UNICS (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Nupesa - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma instituição.

Joice Franciele Wendling Damke, Unioeste -Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Cursa Mestrado na Unioeste - Universidade Estadual d ooeste do Paraná. É BACHAREL em Ciências Contábeis pela UNIGUAÇU/ FAESI - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (2007), MBA EM AUDITORIA INTEGRAL pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2010) e ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Atua nos seguintes temas de pesquisa: controladoria, contabilidade gerencial, planejamento/ gestão estratégica. Atuou como professora em nível avançado nos idiomas de inglês e espanhol e foi dirigente/ sócia-administradora de dois centros de idiomas (CCAA) no período de 2002 à 2010.

Mohamed Mehdi Hijazi

Bacharel em Administração na Universidade Estadual do oeste do Paraná. Membro do grupo MENSA Brasil. Atualmente estagiário da Itaipu Binacional na Diretoria Financeira, divisão da Contabilidade Geral.

Julio Ricardo Benitez

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é gerente comercial da Rede Cooperfarma. Possui experiência avançada em informática e gestão no varejo farmacêutico.

Luis Fernando Moreira, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Administração [Finanças] pela FEA/USP (São Paulo - SP), Mestre em Administração [Finanças] pela EA/PPGA - UFRGS (Porto Alegre - RS) e Bacharel em Administração pela UNIVALI (Itajaí - SC). Atualmente é empregado da Itaipu Binacional na área de Planejamento e Gestão Estratégica e professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, eficiência de mercado, finanças corporativas, globalização de empresas e planejamento estratégico. Outros interesses incluem métodos quantitativos aplicados, ética e ciência política.

Published

2016-03-03

How to Cite

Damke, E. J., Damke, J. F. W., Hijazi, M. M., Benitez, J. R., & Moreira, L. F. (2016). ATITUDE EMPREENDEDORA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO NO SETOR VAREJISTA DE CONFECÇÕES DE CURITIBA – PR. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 66–84. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.354

Issue

Section

Research Articles