USO DO CONCEITO OPORTUNIDADE EM LIVROS NACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA

Fernanda Albanaz, Queila Regina Souza Matitz

Resumo


O estudo teve como objetivo verificar o uso do conceito de oportunidade em livros de autores brasileiros voltados à disseminação do empreendedorismo, à luz da literatura científica da área. O estudo se justifica, inicialmente, em função da importância de obras dessa natureza na formação da cultura empreendedora nacional, tanto no ambiente acadêmico universitário quanto no ambiente social geral. Adicionalmente, a realização da pesquisa se justifica com base em estudos científicos recentes com foco no construto oportunidade empreendedora, os quais apontam para a necessidade de investigações do conceito em diferentes contextos culturais e idiomas. A investigação é de natureza qualitativa e exploratória-descritiva. Os dados bibliográficos-textuais foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e temática. Com base nos resultados, observou-se alinhamento entre o uso do conceito nos livros de autores brasileiros e as teorias mais recentes da área, com exceção dos pressupostos a respeito dos efeitos das oportunidades de negócios.


Palavras-chave


oportunidade; empreendedorismo; conceito; teorias

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.386

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-2058    Prefixo do DOI: 10.14211  Classificação Qualis 2016: B1

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia