USO DO CONCEITO OPORTUNIDADE EM LIVROS NACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA

Authors

  • Fernanda Albanaz PMDA/UP
  • Queila Regina Souza Matitz PPGADM/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.386

Keywords:

oportunidade, empreendedorismo, conceito, teorias

Abstract

O estudo teve como objetivo verificar o uso do conceito de oportunidade em livros de autores brasileiros voltados à disseminação do empreendedorismo, à luz da literatura científica da área. O estudo se justifica, inicialmente, em função da importância de obras dessa natureza na formação da cultura empreendedora nacional, tanto no ambiente acadêmico universitário quanto no ambiente social geral. Adicionalmente, a realização da pesquisa se justifica com base em estudos científicos recentes com foco no construto oportunidade empreendedora, os quais apontam para a necessidade de investigações do conceito em diferentes contextos culturais e idiomas. A investigação é de natureza qualitativa e exploratória-descritiva. Os dados bibliográficos-textuais foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e temática. Com base nos resultados, observou-se alinhamento entre o uso do conceito nos livros de autores brasileiros e as teorias mais recentes da área, com exceção dos pressupostos a respeito dos efeitos das oportunidades de negócios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Albanaz, PMDA/UP

Mestre em Administração pelo PMDA/UP

Queila Regina Souza Matitz, PPGADM/UFPR

Docente do DAGA/UFPR e do PPGADM/UFPR

Published

2016-06-27

How to Cite

Albanaz, F., & Matitz, Q. R. S. (2016). USO DO CONCEITO OPORTUNIDADE EM LIVROS NACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(2), 76–100. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.386

Issue

Section

Research Articles