PARA ARRISCAR SÓ É PRECISO CORAGEM?

Authors

  • Nilvane Boehm Manthey UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Estela Maria Hoffmann UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.404

Keywords:

Internacionalização de empresas, estratégia, caso de ensino,

Abstract

O presente caso de ensino busca apresentar os dilemas que envolvem a decisão de internacionalizar uma empresa. As informações foram obtidas a partir de fontes de dados primárias e secundárias: entrevista com o proprietário da empresa e consulta ao site da empresa, respectivamente. O caso de ensino trata de uma empresa desenvolvedora de softwares, especializada em concessões municipais de gestão de saneamento básico, a qual teve a oportunidade de expandir seus negócios para Portugal. O nome “HighTech Informática”, utilizado no caso de ensino, é fictício, conforme solicitado pelos sócios. Devido às diferenças culturais entre os dois países, algumas alterações deveriam ser feitas na proposta de internacionalização. Para tanto, novos investimentos também precisariam ser realizados para a consolidação do contrato. Temendo os riscos, os proprietários discutem os prós e os contras de realizar a internacionalização e o dilema do caso estimula os alunos a buscar soluções proporcionando a compreensão das teorias de internacionalização.


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Author Biographies

Nilvane Boehm Manthey, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Administração - Bolsista

Estela Maria Hoffmann, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Administração - Bolsista Capes

Published

2016-09-09

How to Cite

Manthey, N. B., & Hoffmann, E. M. (2016). PARA ARRISCAR SÓ É PRECISO CORAGEM?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 167–185. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.404

Issue

Section

Case study