ATITUDE EMPREENDEDORA DE PROPRIETÁRIOS E FUNCIONÁRIOS INTRAEMPREENDEDORES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE VISIONÁRIOS E VISIONISTAS.

Authors

  • Wender Rodrigues de Siqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Patricia Peghini Universidade Federal de Uberlândia
  • Lionardo Dias de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • João Bento de Oliveira Filho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v3i1.71

Keywords:

Atitude empreendedora, empreendedorismo, visionários, visionistas, micro e pequenas empresas

Abstract

O empreendedorismo pode gerar riqueza para os indivíduos e agregar valor para a sociedade por meio da geração de ideias e suas implementações, proporcionando, dessa forma, inovações contínuas. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e comparar a atitude empreendedora de proprietários versus funcionários intraempreendedores de micro e pequenas empresas do ramo de confecção, especificamente, de moda íntima. As empresas escolhidas possuem em comum o fato de todas serem micro ou pequenas e representarem uma concentração de empreendimentos deste tipo na região sudeste de Goiás. Pretendeu-se descobrir se há diferença na atitude empreendedora de proprietários (visionários) e funcionários intraempreendedores (visionistas). A abordagem utilizada foi quantitativa, conforme Carrieri e Luz (1998), com a adoção do Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora (IMAE), proposto por Lopez Jr. e Souza (2005). A pesquisa foi realizada com indivíduos, entre empreendedores e intraempreendedores, das empresas desse ramo de atividade na cidade de Catalão, região sudeste de Goiás. Os dados foram coletados por meio de questionário, totalizando-se 30 respondidos, e consistindo-se em uma amostra por conveniência. Os resultados demonstraram não haver diferença de atitude empreendedora, especificamente para este objeto de pesquisa, entre visionários e visionistas, dentro das dimensões estudadas. Consequentemente, não se pode afirmar que existe diferença de atitude empreendedora entre proprietários e funcionários intraempreendedores nas empresas analisadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wender Rodrigues de Siqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração (UFU), Especialista em Gestão Pública (UFG), Graduado em Administração (CESUC), Graduando em Administração Pública (UEG). Administrador na Universidade Federal de Goiás.

Patricia Peghini, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração (UFU), Especialista em Marketing de Varejo (FGV), Graduada em Administração com habilitação em Marketing (FCETM).  Administradora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Lionardo Dias de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Administração (UFU), MBA em Gestão de Projetos (FGV), Pós-Graduado em Estatística (UFU e UFMG), Graduado em Administração (Centro Universitário de Patos de Minas) e Graduado em Matemática (UFU). Sócio-diretor da PMQM - Gerenciamento de Projetos e Métodos Quantitativos, empresa de consultoria e treinamento em Gerenciamento de Projetos, Melhoria de processos e Estatística Aplicada a Negócios.

João Bento de Oliveira Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas (FGV), Mestre em Administração de Empresas (FGV), Graduado em Comunicação Social (UFMG). Professor Associado na Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2014-04-25

How to Cite

Siqueira, W. R. de, Peghini, P., Souza, L. D. de, & Oliveira Filho, J. B. de. (2014). ATITUDE EMPREENDEDORA DE PROPRIETÁRIOS E FUNCIONÁRIOS INTRAEMPREENDEDORES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE VISIONÁRIOS E VISIONISTAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(1), 84–104. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i1.71

Issue

Section

Research Articles