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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A REGEPE publica manuscritos originais com resultados de pesquisa e manuscritos acadêmicos que atendam às normas da APA 6ª Edição (American Psychological Association 6th) para a apresentação, citação e referenciação das obras utilizadas na elaboração dos trabalhos. Maiores informações e detalhes em relação a aplicação da normal APA 6th pode ser obtida no seguinte endereço: https://apastyle.apa.org/

A REGEPE contempla nas edições a publicação de diversos tipos de produções acadêmicas, como Artigos Científicos, Casos de Ensino, Artigos Tecnológicos, Perspectivas, Pensatas, Resenhas e passaremos em breve a publicar bases de dados e indicações bibliográficas.

 

FORMATAÇÃO GERAL PARA PARA SUBMISSÃO
Aplicável a todos os tipos de submissão

Todos os trabalhos submetidos à REGEPE devem seguir os parametros abaixo de formatação.

  • Fonte e tamanho: Times New Roman 12 pt para todo o corpo do texto, incluíndo todos os títulos e 10 pt para as referências ao final do trabalho, legendas de figuras e tabelas. Importante notar que na norma APA só existem Tabelas e Figuras. Não existem Quadros, Ilustrações ou outras designações.
  • Figuras e Tabelas: Todas as Tabelas e Figuras devem ser inseridas ao final do texto, depois das referências iniciando em uma nova página. No corpo do texto deve ser indicado o local onde cada figura ou tabela deverá ser inserida, como por exemplo:

"------- Tabela 1 -------",

ou

"--------  Figura 3 vai aqui -------".

  • Margens: Superior: 3 cm, Direita: 2 cm, Inferior: 2 cm, e Esquerda: 3 cm
  • Citação longa: 4 cm da margem esquerda, com mais de três linhas espacejamento simples.
  • ParágrafoSem espaçamento de parágrafos.
  • Entrelinhas: 1,5 pt
  • Espaço após o parágrafo: 6 pt
  • Referências e DOI: Espaçamento simples, com fonte 10 pt. TODAS AS REFERÊNCIAS DEVEM APRESENTAR O DOI (se disponível) SEGUINDO O FORMATO (https://doi.org/xxxxxxxxxx). O formato "dx.doi.org/xxx" foi descontinuado.
  • SOFTWARES DE REFERÊNCIAS: Recomendamos que seja utilizado algum software de gerenciamento de referências bibliográficas como EndNoteMendeleyZotero, dentre outros. Fornecemos abaixo o guia de estilo para cada um dos softwares. 
  • Legendas: Espaçamento simples, tamanho 10 pt. Tabelas ou Figuras devem apresentar a legenda com a descrição ou nome da Tabela ou Figura e na linha de baixo a indicação da Fonte ou referência correspondente. Lembrando que não existem quadros ou ilustrações. Apenas figuras e tabelas. O que não for Figura deverá ser uma tabela, e o que não for uma tabela deverá ser uma figura.
  • Legendas de figuras e tabelas:  10 pt, espaçamento simples.
  • Extensão do artigo: Máximo de 35 páginas, incluindo todo o manuscrito, referências, tabelas, figuras e anexos.
  • Coautoria do artigomáximo quatro autores.
  • Notas de rodapé: 10 pt, mas solicitamos que evite ao máximo utilizá-las. O objetivo da inclusão das notas de rodapé é o de não desviar a atenção do leitor do texto principal para elementos de importância secundária. Estas devem ser situadas no rodapé e numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto. Não é permitido o uso de nota de fim.

 

PUBLICAÇÃO EM OUTROS IDIOMAS

Em um movimento de internacionalização da REGEPE, a partir do início de 2020 passamos a publicar todos os trabalhos com uma versão no idioma inglês. A partir de 2021 estaremos priorizando as submissões realizadas diretamente em inglês, no entanto, continuaremos sempre valorizando e incentivando a publicação de trabalhos em português, assim como também continaremos aceitando submissões de trabalhos em espanhol.

Contudo, todos os trabalhos que forem submetidos originalmente em português seguirão o processo editorial normalmente e, os autores cujos artigos sejam aprovados para publicação na REGEPE, serão solicitados a fornecer uma versão em inglês da última revisão do trabalho em português um prazo de 20 dias (Exceções devem ser direcionadas ao Editor-Chefe). A tradução deve ser realizada por um nativo ou um tradutor com experiência nesta atividade, ou por alguém capacitadado para tal e que se responsabilize pela tradução.

Os autores deverão encaminhar a versão do artigo aprovado na versão em inglês (americano ou britânico, desde que seja todo no mesmo estilo), acompanhado de um certificado de tradução ou uma carta atestando e se responsabilizando pela qualidade da tradução. Ou ainda, caso a tradução seja feita por um dos autores, deverão então fornecer uma carta indicando o(s) autor(es) responsável(eis) pela tradução se responsabilizando pela sua qualidade.

Ressaltamos que o nome do tradutor, revisor ou responsável pela versão traduzida será indicado no artigo.

 

ARQUIVOS PARA SUBMISSÃO

No momento da submissão, devem ser submetidos os seguintes documentos:

Manuscrito original [Obrigatório]

Contendo o texto original SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA OU INFORMAÇÕES QUE PERMITAM A IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA. A REGEPE possui um processo de avaliação dupla, cega e por pares. Isto quer dizer que ao menos dois revisores, especialistas no assunto do trabalho submetido será convidado a avaliar e dar suas sugestões e comentários. No entanto, eles não terão em momento algum a identificação de autoria do trabalho, buscando assim um processo de avaliação isento e imparcial.

Todo o conteúdo do trabalho deve ser submetido em um único arquivo no formato PDF ou Microsoft Word 6.0 ou superior (DOC ou DOCX), e deve incluir todos os elementos de acordo com cada tipo de submissão, o que inclui título, resumo, palavras-chaves, corpo do texto, referências, tabelas e figuras.

 

Documentos Suplementares [Opcional]

Poderão ser submetidos como documento suplementares, análises adicionais, referências adicionais, tabelas, figuras ou qualquer conteúdo que venha a servir como um conteúdo “adicional” para os leitores. Estes documentos suplementares não serão avaliados pelos revisores.

 

TIPOS DE TRABALHOS E COMPOSIÇÃO DO TEXTO

  • Os artigos empiricos deverão ter no mínimo 6.000 palavras e no máximo 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, figuras, notas, apêndices e referências bibliográficas;
  • Os artigos teóricos deverão ter no mínimo 6.000 palavras e no máximo 10.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, figuras, notas, apêndices e referências bibliográficas;
  • Os artigos tecnológicos deverão ter no mínimo 4.000 palavras e no máximo 6.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, figuras, notas, apêndices e referências bibliográficas;
  • Os casos de ensino deverão ter no mínimo 4.000 palavras e no máximo 6.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, figuras, notas, apêndices e referências bibliográficas;
  • Pensata e Perspectiva (devem seguir o mesmo formato do artigo científico). Máximo 5.000 palavras.

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS EMPÍRICOS OU TEÓRICOS

O manuscrito, o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal do site, deve ter o seguinte formato:

  • Título do artigo: os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo. 
  • Resumo estruturado em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A REGEPE, acompanhando a evolução dos periódicos de impacto, vem procurando consolidar algumas ações. Entre elas, fizemos a opção pelo resumo estruturado. Trata-se de um modelo que traz informações relevantes dos artigos, facilita a leitura e abrange informações de natureza teórica e prática.

  • RESUMO ESTRUTURADO contempla os seguintes itens OBRIGATÓRIOS e na sua composição teve ter até 250 palavras:
  1. Objetivo do estudo: Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever
  2. Metodologia/abordagem: Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.
  3. Principais resultados: Indicar suscintamente os principais resultados alcançados
  4. Contribuições teóricas/metodológicas: Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  5. Relevância/originalidade: Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.
  6. Contribuições sociais / para a gestão: Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  7. Palavras-chave: Entre quatro a oito palavras-chave que caracterizam o trabalho, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, nos idiomas correspondentes.

ESTRUTURA DO CORPO DO TEXTO

Iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo.

As partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir preferencialmente:

  • Introdução
  • Referencial teórico
  • Métodos
  • Apresentação de Resultados e análises
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências
  • Apendices
    O Apêndice pode ser usado para fornecer documentos suplementares e/ou adicionais que, apesar de não serem publicados no artigo, podem ficar disponíveis para os leitores no site da revista como um recurso adicional.


SUBMISSÃO DE ARTIGOS DO TIPO PENSADA OU DE PERSPECTIVA

Trata-se de um manuscrito que traz contribuição científica e são caracterizados por abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e levando os leitores a reflexões sobre temas relevantes na área de conhecimento. O formato segue o mesmo padrão do artigo científico.

 

Embasamento teórico consistente é fundamental e espera-se por um texto que traga inovação e/ou aperfeiçoamento no campo de estudo em que se insere. A referencias devem trazer. A Pensata e a Perspectiva devem seguir o mesmo formato do artigo científico.  Máximo de 5000 palavras.

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS TECNOLÓGICOS

A REGEPE incentiva a produção de Relatos Técnicos como forma de contribuir com a produção dos Programas de Mestrado e Doutorados Profissionais. Trata-se de um produto final de uma pesquisa aplicada ou produção técnica que descreve, propõem ou prescreve uma solução para problemas enfrentados por empresas empreendedoras.

ESTRUTURA DO ARTIGO TECNOLÓGICO

  • Título (em português, inglês e espanhol)
  • Resumo e Abstract (ESTRUTURADO): Deve conter os objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido. O resumo deve ter entre 10 e 15 linhas.
  • Palavras-chave e Keywords: Mínimo de 4 e máximo de 8 palavras-chave
  • Introdução: Apresentar o dilema em que se insere a empresa. Deve trazer elementos básicos que contribuem para o encadeamento do estudo com clareza, explicitando qual é a temática do relato, tipo de intervenção foi realizada e demais elementos que sinalizaram o processo e análise dos dados apresentados. Deixar claro, de maneira breve, o desenvolvimento da pesquisa e, finalizar com o dilema. Interessante indicar os itens que irão compor o relato.
  • Base teórica: que sustenta as discussões com autores seminais do tema. É esperado que o texto tenha um embasamento teórico e metodológico consistente com uma pesquisa de porte.
  • Contexto e Realidade Investigada: Descrever o contexto, caracterização da empresa, sinalizando natureza, propriedade, setor de atividade, porte, localização, breve histórico e outros dados que contribuem para melhor compreensão da empresa investigada.
  • Diagnóstico da Situação Problema: Eleger um dilema a ser investigado e identificar as causas, pontuar os acontecimentos, consequências, os pontos nevrálgicos identificados, as dificuldades, as lacunas, os gaps, os pontos positivos/favoráveis que podem contribuir para alavancar a empresa.
  • Análise da Situação-Problema: A partir de uma intervenção (real ou proposta), quais são os resultados obtidos ou esperados, descrever o tipo de intervenção fez ou sugere fazer visando apresentar os fatos.
  • Conclusão do ARTIGO TECNOLÓGICO
  • Referências

OUTRAS OBSERVAÇÕES

  • O relato deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
  • O relato não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  • O Editor pode sugerir alterações do relato tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
  • O relato deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  • O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • O relato deve ser submetido somente online pelo site: http://www.regepe.org.br

 

SUBMISSÃO DE CASOS DE ENSINO

O caso de ensino deve constar de três documentos:

  1. O caso
  2. Notas de Ensino
  3. Declaração de Direito Autoral

1. CASO  

Esta seção destina-se a receber relatos de experiência vivenciados no âmbito das organizações que permitam o aprendizado a respeito das temáticas de interesse da REGEPE. Deve conter uma exposição, com texto claro e fluente, que descreva um contexto de tomada de decisão e um problema decisório real. O caso deve ser documentado com dados e datas reais

Estrutura dos Casos de Ensino

  • Título (em português, inglês e espanhol)
  • Resumo e Abstract (ESTRUTURADO): Deve conter os objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido. O resumo deve ter entre 10 e 15 linhas.
  • Palavras-chave e Keywords: Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave
  • Introdução evidenciando a problemática em que se insere o caso. A introdução deve ter no mínimo 25 linhas e no máximo uma página;
  • Descrição da empresa, seus produtos e/ou serviços, mercado, um breve histórico, setor de atividade, indicadores financeiros, entre outras informações relevantes para o caso;
  • Apresentação detalhada do problema ou dilema sendo investigado/analisado/resolvido.
    Apresentar os personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão, dentre outras informações presentes na cena. Nesta parte, sinalizar algumas alternativas de decisão, sem, no entanto, exaurir alternativas possíveis, que poderão ser criadas pelos alunos na atividade de discussão do caso;
  • Fechamento do caso, criando inquietações para pensar como seria essa empresa a partir do cenário apresentado;
  • Perguntas, no final do texto para discussão em sala de aula. Essas tem o papel de conduzir a situação, como roteiro, além de auxiliar o professor na condução da atividade;
  • Apresentar os Objetivos Educacionais;
  • Fonte de obtenção dos dados;
  • Utilização recomendada

OUTRAS OBSERVAÇÕES

  • É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo;
  • O caso deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
  • O caso não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  • O Editor pode sugerir alterações do caso tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
  • O caso deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  • O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • Referências;
  • O caso deve ser submetido somente online pelo site: http://www.regepe.org.br

OUTRAS OBSERVAÇÕES

O conteúdo do caso não deverá exceder 12 páginas, incluindo quadros, tabelas, gráficos,  apresentados em anexos no final do texto, além de notas e referências bibliográficas. 

A análise dos casos será realizado pelo Editor Chefe e Editores Adjuntos da REGEPE e não passará por avaliação externa.

O Caso de Ensino deve seguir as normas da APA 6th - American Psychological Association (APA) para formatação de citações e referências, conforme indicado para os outros tipos de submissão. A formatação é a mesma.

 

2. NOTAS DE ENSINO

Todos os casos de ensino submetidos à REGEPE deverão ser acompanhados de notas de ensino, conforme as orientações: 

  • Desenvolver conteúdo teórico, necessário à discussão do assunto, relativo ao caso de ensino.
  • Apresentar propostas e alternativas pedagógicas relativas à aplicação do caso de ensino em sala de aula. 
  • Deve acompanhar sugestões de dinâmicas de discussão ou atividades aplicáveis, apresentando quais são os comportamentos esperados por parte dos alunos, positivos e/ou negativos;
  • Descrever o ambiente físico, estrutural e/ou laboratorial, que possa propiciar melhor desenvolvimento do caso.
  • Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso de ensino como instrumento didático.

Os casos de ensino deverão ter no mínimo 4.000 palavras e no máximo 6.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, figuras, notas, apêndices e referências bibliográficas.

 

3DECLARAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

É muito importante que a empresa que originou o caso de ensino autorize a publicação dos dados. Dessa forma, a autorização escrita é fundamental para a publicação do caso e responsabilidade dos autores providenciarem a autorização da empresa/organização a fim de publicar o caso na REGEPE.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    SOLICITAMOS AOS AUTORES QUE FAÇAM O SEGUINTE REVISÃO:

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico;

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word;
  3. O texto está com fonte: Times New Roman, Tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 (exceto resumo e abstract que estão com espaço entre linhas de 1,00); as figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não ao final do documento. As citações diretas e indiretas, bem como as referências, encontram-se no formado sugerido pela APA 6th;
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;
  5. O artigo teórico-empírico contém o resumo estruturado nos três idiomas: português, inglês e espanhol, além das palavras-chave.
  6. O artigo trata de empreendedorismo e/ou gestão de pequenas empresas e/ou inovação;
  7. O artigo contém até quatro autores.
  8. Confirmo que os cadastros de todos os autores estão completos  e corretos (em PT, EN e ES), e que os mesmos se cadastraram como leitores, autores e avaliadores.
  9. Declaro a veracidade das informações.
  10. Assumo o compromisso de atuar como avaliador na revista. Solicitamos um cadastro via plataforma desta revista e plataforma PUBLONS. Publons é um site comercial que fornece um serviço gratuito para os acadêmicos rastrearem, verificarem e mostrarem sua revisão por pares e contribuições editoriais para periódicos acadêmicos <https://publons.com/account/login/?next=/dashboard/summary/>.
  11. Biografia dos autores: é OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, a biografia de todos os autores, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e titulação. Adicionalmente, é OBRIGATÓRIO o preenchimento dos metadados de submissão, a saber: ORCID; NOME, TITULAÇÃO, AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL, CIDADE, PAÍS DE ORIGEM E TITULAÇÃO.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a (Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


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