O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade

Raul Afonso Pommer Barbosa, Eliane Alves da Silva, Fernando Hungaro Lemes Gonçalves, Fábio Rogério de Morais

Resumo


Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a relação existente entre os traços de personalidade do Big Five (abertura, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo) e a educação empreendedora, especialmente comparar a intenção de empreender de alunos dos ensinos fundamental e médio que receberam a educação empreendedora com àqueles que não a receberam.

Método: Utilizou-se do instrumento IGPF-5 para a coleta de dados e as análises de dados foram realizadas por meio de Modelagem de Equações Estruturais (SEM).

Originalidade/Relevância: A pesquisa identifica que a educação empreendedora atua sobre os traços de personalidade e impacta positivamente a intenção de empreender de jovens alunos dos ensinos fundamental e médio, especialmente nas fases de desenvolvimento e formação empreendedora.

Resultados: Pode-se afirmar que na amostra pesquisada há influência dos cursos ofertados pela Junior Achievement sobre a percepção empreendedora dos alunos, por meio da confirmação das hipóteses.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados desta pesquisa abrem caminho para outros estudos em relação ao ensino do empreendedorismo e como ele deve ser abordado nas disciplinas. Identificou-se aspectos-chave proporcionados pelo conhecimento adquirido, além de contribuir com um modelo de análise para estudos futuros. O instrumento utilizado proporciona a replicação desta pesquisa em outras realidades, o que trará novas informações sobre o ensino do comportamento empreendedor.


Palavras-chave


Educação Empreendedora; Empreendedor; Traços de Personalidade; Desenvolvimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589

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Rev. Empreendedorismo Gest. Pequenas Empres., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-2058    

Prefixo do DOI: 10.14211  Classificação Qualis 2016: B1