Intenção Empreendedora, Comportamento Empreendedor Inicial e Teoria So-ciocognitiva do Desenvolvimento de Carreira

Authors

  • Vanessa Nunes de Souza Alencar Vasconcelos
  • Amélia Silveira
  • Cristiane Drebes Pedron
  • Diego César Terra de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1491

Keywords:

Intenção Empreendedora, Comportamento Empreendedor Inicial, Teoria Sociocog-nitiva do Desenvolvimento de Carreira

Abstract

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar, a partir da Teoria Sociocognitiva do Desenvolvimento de Carreira, como os fatores que explicam a intenção empreendedora de estudantes universitários de uma IES brasileira podem influenciar o desenvolvimento do comportamento empreendedor inicial, considerando a variável recessão econômica.

 Método: Esta pesquisa é caracterizada como descritiva e foram adotados procedimentos estatísticos de Análise Fatorial Confirmatória e de Modelagem de Equações Estruturais para validação do modelo conceitual proposto. Foram analisados 498 questionários, respondidos por estudantes universitários de uma instituição de Ensino Superior de uma capital do Nordeste brasileiro.

 Resultados: Dentre os principais resultados verifica-se a inferência de que estudantes universitários desenvolvem o comportamento empreendedor individual à medida em que a intenção empreendedora aumenta. Ademais, destaca-se que a variável contexto econômico recessão tem impacto direto e positivo no interesse empreendedor, na intenção empreendedora e no comportamento empreendedor inicial dos estudantes universitários.

 Contribuições teóricas/metodológicas: Dentre as contribuições teóricas salienta-se a comprovação de que a Teoria Sociocognitiva do Desenvolvimento de Carreira é apropriada e aderente aos estudos de intenção empreendedora. Já a confirmação do modelo teórico adotado torna ainda mais relevante os achados do trabalho, uma vez que esse gap foi identificado em estudos anteriores.

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Published

2020-01-02

How to Cite

Vasconcelos, V. N. de S. A., Silveira, A., Pedron, C. D., & Andrade, D. C. T. de. (2020). Intenção Empreendedora, Comportamento Empreendedor Inicial e Teoria So-ciocognitiva do Desenvolvimento de Carreira. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), 159–188. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1491

Issue

Section

Research Articles