Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora

Authors

  • Alexandre Nabil Ghobril Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0001-9866-0290
  • David Baker Urban Campus
  • Nik Rokop Illinois Institute of Technology
  • Carl Robert Carlson Illinois Institute of Technology

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1539

Keywords:

Educação Empreendedora, Alinhamento Estratégico, Processo Educacional, Aprendizagem Experiencial

Abstract

Objetivo: Criar uma nova geração de empreendedores de alto impacto é um dos papéis relevantes de universidades em todo o mundo. Para tal, é necessário não apenas oferecer um conjunto de cursos de empreendedorismo, mas articulá-los com uma estratégia de empreendedorismo e inovação.

Método: O método da pesquisa foi o estudo de caso, com o objetivo de apresentar como a Illinois Tech, que declara a educação em empreendedorismo como um valor central em sua missão, desenvolveu e implementou estratégia, estrutura e processos para criar uma forte cultura empreendedora, oferecendo oportunidades para projetos de estudantes em todos os cursos e o tempo todo, através de múltiplos níveis de coordenação.

Originalidade/Relevância: A estrutura fornecida inclui laboratórios de inovação, Parque Tecnológico, Centro de Empreendedorismo, Academia de Empreendedorismo, dentre outros comitês e membros da comunidade externa para conectar projetos da Universidade ao ecossistema de empreendedorismo regional.

Resultados: O processo baseia-se na construção de uma trajetória que o aluno deve percorrer, de cursos acadêmicos a oportunidades extracurriculares para desenvolver e aplicar seus conhecimentos por meio de competições, eventos do setor e organizações estudantis.

Contribuições teóricas/metodológicas: Para os estudantes que querem desenvolver e lançar suas startups, há uma variedade de recursos do campus, de instalações a mentores e acesso a recursos externos. A Illinois Tech também está empenhada em identificar as necessidades de negócios na comunidade e aproximar os alunos com contatos da indústria para atender a essas necessidades, particularmente por meio de parcerias com o programa I-PRO, apoio do corpo docente, centros de carreira e centros de pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Nabil Ghobril, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie

David Baker, Urban Campus

Executive Director American Urban Campus

Nik Rokop, Illinois Institute of Technology

Professor, Stuart School of Business, Illinois Institute of Technology,

Carl Robert Carlson, Illinois Institute of Technology

Dean School of Applied Technologies, Illinois Institute of Technology

References

Abell, D. F. (1993). Managing with Dual Strategies: Mastering the Present, Preempting the Future. The Free Press, New York.

Cantor, J. A. (1995). Experiential Learning in Higher Education: Linking Classroom and Community. ASHE-ERIC Higher Education Report Nº. 7. Washington, D.C.: The George Washington University, Graduate School of Education and Human Development.

Eisenhardt, K.M., & Graebner, M.E. (2007). Theory Building from Cases Opportunities and Challenges. Academy of Management Journal, 50, 25-32.

Erkkila, K. (2000). Entrepreneurial Education Mapping the Debates in the United States, the United Kingdom and Finland. New York: Garland Publishing Inc.

Graham, R. (2014). Creating University-based Entrepreneurial Ecosystems: Evidence from Emerging World Leaders. Massachusetts Institute of Technology.

Heracleous L., & Wirtz J. (2012). Strategy and Organization at Singapore Airlines: Achieving Sustainable Advantage Through Dual Strategy. In: Inderwildi O., King S. (eds) Energy, Transport & the Environment. Springer, London

Hak, T., & Hansen, G. (2009). Does Education make Students more Entrepreneurial? An Empirical Pilot Study. Proceedings of 2009 United States Association for Small Business and Entrepreneurship Conference.

Hill, C. W. L., & Jones, G. R. (2004). Strategic management: an integrated approach. Boston: Houghton Mifflin.

Hrebiniak, L. G. (2005). Making Strategy Work: Leading Effective Execution and Change. Nova Jersey: Wharton School.

Illinois Institute of Technology (2015). Entrepreneurship Continuum. IIT Internal Report.

Illinois Institute of Technology (2016). Strategic Plan 2014-2019. Retrieved from https://web.iit.edu/strategic-plan/2014-2019

Johannisson, B. (1991). University Training for Entrepreneurship: Swedish Approaches. Entrepreneurship & Regional Development International Journal, 3(1), 67-82.

Kohlbacher, F. (2006). The Use of Qualitative Content Analysis in Case Study Research. Forum Qualitative Sozialforschung. Vol 7, No 1

Krabel, S. (2018). Are entrepreneurs made on campus? The impact of entrepreneurial universities and graduates’ human capital on graduates’ occupational choice. Journal of International Entrepreneurship. 16, 456–485

McMullan, W.E., & Long, W.A. (1987). Entrepreneurship education in the nineties, Journal of Business Venturing, 2(3), 61-275.

Merriam, S. (1998). Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass

Miles, R. E., & Snow, C. C. (1978). Organizational Strategy Structure and Process. New York: McGraw-Hill.

Nabi, G., Liñán, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Walmsley, A. (2017). The Impact of Entrepreneurship Education in Higher Education: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education., 16(2), 277-299.

Noor, K. B. M. (2008). Case Study: A Strategic Research Methodology. American Journal of Applied Sciences, 5 (11), 1602-1604.

Rauch, A. & Hulsink, W. (2015). Putting Entrepreneurship Education Where the Intention to Act Lies: An Investigation into the Impact of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Behavior. Academy of Management Learning & Education, 14(2), 187–204

Saloner, G., Shepard, A., & Podolny, J. (2001). Strategic Management. New York: John Wiley & Sons.

Sanchés, J.C. (2013). The Impact of an Entrepreneurship Education Program on Entrepreneurial Competencies and Intention. Journal of Small Business Management. 51(3), 447–465.

Solomon, G. T., Duffy, S., & Tarabishy, A. (2002). The state of entrepreneurship education in the United States: a nationwide survey and analysis. International Journal of Entrepreneurship Education, 1 (1), 65–86.

Stumpf, S. S., Dunbar, R. L., & Mullen, T. P. (1991). Simulations in Entrepreneurship Education: Oxymoron or Untapped

Opportunity? FER Babson College: Wellesley, MA, pp 681-694.

Ulrich, T. A., & Cole, G. S. (1987) Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, 25 (4), 32-39.

Vanevenhoven, L. (2013). The impact of Entrepreneurship Education: Introducing the Entrepreneurship Education Project. Journal of Small Business Management, 51 (3), 316-328.

William, J. R. (1992) How Sustainable is Your Competitive Advantage? California Management Review, 34 (3), 29-51.

Yin, R. (1994). Case study research, design and methods. Newbury Park: Sage Publications.

Published

2020-01-02

How to Cite

Ghobril, A. N., Baker, D., Rokop, N., & Carlson, C. R. (2020). Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), 42–76. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1539

Issue

Section

Research Articles