APRENDIZAGEM E DECISÃO ESTRATÉGICA REALIZADAS POR EQUIPES DE DIREÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS

Authors

  • Tatiane Silva Tavares Maia UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Edmilson Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE: * Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - mestrado e doutorado em Administração. * Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte.

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.383

Abstract

Este artigo tem por objetivo gerar conhecimentos sobre como e por que ocorre a aprendizagem em apoio ao processo de decisão estratégica em equipes de direção de pequenas empresas (PE). Para tanto, o processo foi estudado detalhadamente em quatro PEs. A abordagem metodológica é descritiva, baseada em métodos qualitativos e no estudo multicaso. Os dados foram coletados principalmente com entrevistas em profundidade e gradativamente analisados com procedimentos de análise intra e intercaso, conforme as recomendações de Miles e Huberman (1994). Os resultados mostraram que o comportamento dos codirigentes no processo de decisão estratégica combina mais com a aprendizagem do que com procedimentos de análise de projeções numéricas ou de cenários futuros, por exemplo. A descrição sobre como os processos de decisão estratégica ocorreram nas PEs é bem diferente dos modelos identificados na literatura. Uma característica de destaque é que se mostraram bem simples, mais baseados em diálogos ocorridos nas equipes de direção, até mesmo informais, do que em análises racionais muito elaboradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-06-23

How to Cite

Maia, T. S. T., & Lima, E. (2016). APRENDIZAGEM E DECISÃO ESTRATÉGICA REALIZADAS POR EQUIPES DE DIREÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 59–89. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.383

Issue

Section

Research Articles