Estratégias procíclicas e anticíclicas no desempenho de MPMes em contexto de crise: Um estudo a partir da pandemia do COVID-19

Autores

  • Wilquer Silvano de Souza Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5949-5616
  • Gláucia Maria Vasconcellos Vale Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9460-9455
  • Nair Aparecida de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3577-2484

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2311

Palavras-chave:

Crise, Desempenho, Pequena e Média Empresa, COVID-19

Resumo

Objetivo: Investigar o impacto de estratégias procíclicas e anticíclicas no desempenho de MPMEs no contexto da crise de Covid-19. Método/Abordagem: quantitativo, amostral, com 118 micro, pequenas e médias empresas de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se o aporte de análise da correlação de spearman e análise de regressão linear múltipla. Principais Resultados: no período dominado pela pandemia (2020/2021), as estratégias anticíclicas apresentaram desempenho superior àquelas que utilizam estratégias procíclicas. Contribuições teóricas/metodológicas: Embora a literatura explore as estratégias procíclicas, estudos que associam a influência de estratégias procíclicas e anticíclicas ao desempenho organizacional ainda são raros. Esta lacuna é ainda mais evidente quando são consideradas MPMEs em contextos de crise. Ao associar dimensões ainda novas, como recursos humanos, marketing e produção, entre outras, este artigo ajuda a preencher lacunas associadas, ainda hoje, à falta de trabalhos que busquem modelos integrados capazes de melhor compreender o impacto das crises, como o COVID-19. Relevância/Originalidade: o artigo inova ao associar, no contexto da literatura sobre crise, os dois tipos de estratégias (anticíclica e procíclica), na elaboração e teste de um modelo analítico integrado, composto de diferentes variáveis, e passível de ser utilizado não apenas em novas pesquisas como, também, no contexto empresarial. Contribuições sociais/de gestão: ao demonstrar que cortes de investimentos em marketing e outras áreas produzem efeitos adversos no desempenho, e que as organizações se beneficiam ao manter funcionários em vez de demiti-los, este estudo lança luz sobre a relevância de estratégias anticíclicas, que ainda precisam ser melhor exploradas.

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Biografia do Autor

Wilquer Silvano de Souza Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é professor e pesquisador pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professor na faculdade Anhanguera. É estudante de pós-doutorado, e possui doutorado e mestrado em administração pela PUC Minas, pós graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em administração (PUC Minas).Suas áreas de interesse incluem inovação tecnológica, estratégia, empreendedorismo e plataformas technológicas. É detentor de vários prêmios com pesquisas e trabalhos reconhecidos em nível nacional e internacional, amplamente veiculados em mídias de comunicação.

Gláucia Maria Vasconcellos Vale, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é professora adjunta e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PPGA- PUC MINAS. Possui Pós-doutorado em Sociologia Econômica (Sorbonne); Doutorado em Administração (UFLA); Mestrado, Economia Internacional (Paris I); Graduação em Comunicação Social (PUC Minas) e Economia. Coordenadora do NUPERE - Núcleo de Pesquisa em Empreendedorismo e Redes Sociais /Organizacionais; Editora científica, revista RAE/ Fundação Getúlio Vargas; Avaliadora ad hoc CAPES/ MEC, grupo de análise/ julgamento Pedidos de Reconsideração de novos cursos de mestrado e doutorado (2019). Suas áreas de interesse incluem estratégia, empreendedorismo, inovação e redes organizacionais . Recebeu o PRÊMIO NACIONAL CAPES / MEC de melhor tese de doutorado na área (2007 autora; 2017, orientadora). Também é detentora de diversas premiações literárias em âmbito nacional e internacional.

Nair Aparecida de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é Doutoranda em Administração pela PUC Minas. Possui mestrado em administração de empresas pelo centro universitário Unihorizontes e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Possui MBA em gestão estratégica pela FGV e especialização em marketing pela ESPM. Possui especialização em políticas públicas dirigidas aos pequenos negócios pela UNICAMP. Atuou como gerente de desenvolvimento econômico territorial e de políticas públicas no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais - SEBRAE-MG e como analista de políticas públicas no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE NACIONAL. Suas áreas de interesse incluem desenvolvimento regional e setorial, cooperativismo e pesquisas de mercado. É Membro integrante do Conselho Empresarial da Micro e Pequena na Associação Comercial de Minas Gerais e do Fórum Permanente Mineiro de Micro e Pequenas Empresas.

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Publicado

15-06-2023

Como Citar

Ferreira, W. S. de S., Vale, G. M. V., & Andrade, N. A. de. (2023). Estratégias procíclicas e anticíclicas no desempenho de MPMes em contexto de crise: Um estudo a partir da pandemia do COVID-19. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2311. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2311

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa