TURISMO VERDE: AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE

Authors

  • Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa Coordenador dos Cursos de Administração e Marketing do Centro Universitário do Norte - Uninorte
  • Maria Leônia Alves do Vale Brasil Coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário do Norte - UNINORTE
  • Sidnei Vieira Marinho Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - UNIVALI) Editor da Revista Alcance Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) (48) 3279 9551 (Biguaçu)
  • Anete Alberton Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.70

Keywords:

Estratégia, Empreendedorismo, Hotel de Selva.

Abstract

O empreendedorismo possui sua força motriz no desejo de criação e inovação, permitindo agregar à economia novas oportunidades de negócios associado à diversificação de produtos e serviços. A peculiar característica de biodiversidade amazônica é palco para modelos de negócios inspiradores em associação ao ambiente natural proporcionado pela região. Neste ambiente, surge a Pousada Arara Azul, uma empresa caracterizada como alojamento de selva, um negócio familiar e voltada para o ecoturismo. A organização inicialmente atendeu à demanda local, mas dificuldades de acesso em virtude da logística por balsas restringiram a demanda por clientes ao hotel, reduzindo a taxa de ocupação. Com a construção da ponte sobre o Rio Negro identificou-se uma possível melhora. Contudo, não foi constatado incremento nos negócios. Quais estratégias poderiam ser implementadas para incrementar a taxa de ocupação?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa, Coordenador dos Cursos de Administração e Marketing do Centro Universitário do Norte - Uninorte

Possui Bacharelado em Administração pela FMA (1992) e Mestrado em Gestão Empresarial pela EBAPE/ISAE/Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001). Mais de 25 anos em empresas brasileiras e multinacionais como Thomson (U.S.A.-França), Timex (U.S.A.-França), Athletic, Cosmosplast, Gradiente (JVC), Evadin entre outras. Atuando em áreas de Produção / Qualidade / Logística / Compras / Sistemas de Informação / Industrial com definido perfil em Administracão Geral. Vivência no exterior nos seguintes países: U.S.A, México, Pilipinas, Uruguay, Paraguay, Argentina, Venezuela. Experiência nos ramos eletrônico, metalúrgico, pláticos e de serviço. Professor de Graduação, Pós-Graduação, Orientador nos Cursos de Administração e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Coordenador dos Cursos de Administração e Marketing do Centro Universitário do Norte - Uninorte. Doutorando do PPGA da UNIVALI com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Maria Leônia Alves do Vale Brasil, Coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário do Norte - UNINORTE

Possui graduação em Administração de Empresa pela Universidade Federal do Amazonas (1993) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Cursando Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário do Norte - UNINORTE (Instituto Cultural de Ensino Superior do Amazonas).

Sidnei Vieira Marinho, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - UNIVALI) Editor da Revista Alcance Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) (48) 3279 9551 (Biguaçu)

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração. Editor da Revista Alcance (PPGA - UNIVALI). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Anete Alberton, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI)

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Engenharia Civil (1991), Administração (1992) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC). É coordenadora dos MBAs em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Pessoas (UNIVALI/SC). Professora do curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI) de 2004 a 2012. Editora da Revista Turismo Visão e Ação (UNIVALI/SC) de 2007 a 2012. Professora de cursos de extensão e especialização na área de Finanças Corporativas em diversas instituições do estado de Santa Catarina. Coordenou, na UNIVALI, a Pós- Graduação em Gestão Financeira (2005/07) e Gestão para o Mercado de Energia (2007/08) e a Graduação em Administração - Finanças, Administração -Serviços e Administração - Geral de 2000 a 2003. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP) e do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTeG). Autora de um livro e cinco capítulos de livros, vinte e cinco artigos em periódicos especializados e diversos artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui itens de produção técnica como organização de eventos e coordenação de processo de reconhecimento de cursos de Graduação em Administração. Participou de diversos eventos no Brasil e exterior. Orientou uma tese de doutorado, vinte dissertações de mestrado, vinte e seis trabalhos de iniciação científica e mais de trinta trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Administração e Turismo. Coordenou e integrou projetos de pesquisa financiados pela FINEP, CNPq, FAPESC e UNIVALI. Recebeu dois prêmios de autoria de trabalho em congressos e orientou duas dissertações premiadas em edições consecutivas do congresso da ANPTUR (2007 e 2008). Coordena (dois) projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (Universal) e UNIVALI (PIBIC). Integra o Projeto Pro-Adm (CAPES/UNIVALI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, plano de negócio, análise de investimentos, gestão de empreendimentos turísticos, gestão ambiental e gestão de pequenas empresas.

Published

2013-12-09

How to Cite

Uchôa, A. G. F., Brasil, M. L. A. do V., Marinho, S. V., & Alberton, A. (2013). TURISMO VERDE: AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(2), 116–133. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.70

Issue

Section

Case study