COMO SOBREVIVER EM UM AMBIENTE DE FINANCIAMENTO INSTÁVEL? GESTÃO DE RECURSOS EM ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS DO TERCEIRO SETOR QUE ATUAM COM O ESPORTE

Authors

  • Ana Lúcia Castilho da Mota Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.309

Keywords:

Estratégia, Gestão de Recursos, Organizações do Terceiro Setor, Sobrevivência, Gestão Social.

Abstract

Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais são as estratégias, relacionadas à gestão de recursos utilizadas pelas organizações do terceiro setor (OTS) que atuam com o esporte educacional e de participação visando à continuidade de seus projetos e sua sobrevivência. O método adotado foi o qualitativo e está baseado na perspectiva fenomenológica, visto que retrata a realidade a partir das experiências subjetivas dos participantes da pesquisa. Para tal, a entrevista foi o instrumento utilizado para coletar os dados. Fizeram parte dessa pesquisa quatro fundadores e sete coordenadores ou diretores de organizações renomadas no Brasil, totalizando onze entrevistas. Os dados foram categorizados à luz de Flores (1999) e o recurso utilizado para auxílio da organização das categorias foi o software Atlas ti, evidenciando duas categorias: Sustentabilidade/Sobrevivência e Gestão Organizacional. Observou-se pelos resultados que socializar experiências de captação e mobilização de recursos pode contribuir para o avanço da sustentação das organizações. A dependência de financiamento é apontada como uma preocupação e um desafio para a sobrevivência das OTS, pela pouca flexibilidade na mobilização de recursos, gerando insegurança para a execução de projetos de médio e logo prazos. A estratégia que essas Organizações vêm buscando para minorar esses problemas é o fortalecimento da instituição por meio de novas parcerias e da articulação em rede visando à construção de políticas públicas para atender as necessidades da população no que tange ao acesso à prática de esportes e também que atendam às especificidades do setor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Lúcia Castilho da Mota, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestra Profissional em Administração - Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho - SP (2015). Ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol. Experiência na área do esporte de alto rendimento e na área do esporte educacional no terceiro setor e no setor privado escolar. Interesse em empreendedorismo social no esporte e em gestão, estratégia e governança no esporte. Atuo como gestora de esportes na rede privada de ensino na cidade de São Paulo e sou membro do Conselho do Instituto Passe de Mágica como Diretora Técnica. Membro do grupo de pesquisa GENOVE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte, Estratégia e Governança.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP, Pós Doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação em Psicologia, FFCL-RAP/USP. Pesquisadora FAPESP-SP. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP. Líder do Grupo de Pesquisa GENOVE - Estratégia e Governança - Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte, Estratégia e Governança da UNINOVE. Avaliadora de periódicos científicos de diferentes fontes de fomento à pesquisa e de congressos nacionais e internacionais. Autora de artigos científicos e de capítulos de livros. Experiência empresarial e consultoria na área de Pessoas e Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE.

Published

2016-03-03

How to Cite

Mota, A. L. C. da, & Nassif, V. M. J. (2016). COMO SOBREVIVER EM UM AMBIENTE DE FINANCIAMENTO INSTÁVEL? GESTÃO DE RECURSOS EM ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS DO TERCEIRO SETOR QUE ATUAM COM O ESPORTE. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 03–27. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.309

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2