Luthieria digital: Empreendedorismo no negócio musical

Autores

  • Renato Akira Sakamoto Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14211/ibjesb.e1917

Palavras-chave:

Luthieria, Desenvolvimento de negócio, Startup, Plataforma digital, Aplicativo.

Resumo

Objetivo: Conectar as necessidades de músicos e praticantes de instrumentos musicais, com as de luthiers e de fornecedores de ferramentas e acessórios de luthieria (produção, regulagem, reparos e restauração de instrumentos musicais), por meio de uma plataforma digital. Metodologia:  Partiu-se de indícios de uma oportunidade, levantaram-se informações sobre o mercado brasileiro de luthieria e foram realizadas pesquisas para se entender as necessidades de músicos, luthiers e fornecedores, que resultou em uma proposta para o seu aproveitamento, com a definição dos recursos, do plano de ações, a análise da viabilidade econômica, implementação e avaliação. Principais resultados:   A sua implementação foi iniciada com o desenvolvimento da plataforma, estando negociada a incubação da startup no lab de uma consultoria paulista. Contribuições metodológicas:  O método da solução de problemas e do aproveitamento de oportunidade permitiu a elaboração de um projeto viável de ser implementado, por tratar com questões da realidade de um negócio, como o caso da startup objeto do trabalho. Relevância/originalidade:   O modelo de negócio proposto é inovador, por ser inédito no país, visto que não há ainda nesse mercado aplicativo conectando músicos, luthiers e fornecedores. Contribuições para a gestão: A complexidade na elaboração do trabalho foi elevada, pois requereu o apoio de diversas empresas e profissionais para o desenvolvimento do software em linguagem para dispositivos móveis, que possibilitasse a integração com soluções de pagamentos eletrônicos, cuidados com proteção e privacidade de dados, serviços de hospedagem e sustentação da solução pós implementação, além de serviços de divulgação e administração profissional do negócio.

Classificação JEL: M13

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Biografia do Autor

Renato Akira Sakamoto, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

é Mestre em administração do desenvolvimento de negócios e engenheiro de produção ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, músico e luthier.

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

é Doutor em administração de empresas pela FEA/USP da qual foi professor. Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

20-11-2022

Como Citar

Sakamoto, R. A., & Marcondes, R. C. (2022). Luthieria digital: Empreendedorismo no negócio musical. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(3), e1917. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e1917

Edição

Seção

Artigo Tecnológico